Modelos de cor
No âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas foi nos proposto a resolução de uma ficha sobre a subunidade 2 imagem.
Pixel, normalmente um quadrado, que contem informação do brilho e da cor que constitui uma determinada imagem. Assim, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de pixels formam a imagem inteira.
Resolução de uma imagem é a quantidade de informação que a imagem contem por unidade de comprimento, ou seja, o números de pixels por polegada. A resolução de uma imagem pode ser definida, de forma impropria, pelo seu tamanho, ou seja, o números de pixels por coluna e linha. Deste modo, a resolução da imagem determina não só o nível de detalhe de uma imagem mas também os requisitos do tamanho do ficheiro. Quanto maior a resolução da imagem maior o tamanho do ficheiro de armazenamento.
A profundidade de cor ou de pixel é o numero de bits usado para representar a cor de um pixel numa imagem. Este valor tem como unidade de medida o bit por pixel (bpp). Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.
Os modelos de cor fornecem informação sobre uma determinada cor. Por outro lado quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo estamos a criar o espaço de cor. Aqui cada cor representa uma cor diferente.
O modelo aditivo resulta de uma mistura de cores emitidas por fontes luminosas. Neste modelo a mistura das cores verde, azul e vermelho correspondente a todos os comprimentos de onda da luz visível da origem a cor branca. a ausência de cor, neste modelo corresponde a cor preta.
O modelo subtrativo resulta da mistura de cores de uma pintura ou impressão. Neste modelo a mistura de todos os comprimentos de onda da origem a uma cor mais escura e por sua vez a ausência de cor da origem a cor branca.
Existem vários modelos de cor:
O modelo RGB é um modelo aditivo e descreve a cor pela combinação de três cores verde, vermelho e azul. O modelo RGB é utilizado para emitir cores no monitor de um computador. Neste modelo as cores primarias são o vermelho o verde e o azul e as cores complementares são o ciano o magenta e o amarelo.
O modelo CMYK é um modelo constituído pelas cores ciano, magenta e amarelo ao qual foi adicionado a cor preta, por ser mais fácil obter a cor preta na impressão do que na mistura das três cores anteriormente referidas. Este modelo é utilizado na impressão. O modelo CMYK obtém as cores tal como acontece na natureza refletindo alguma luz e absorvendo outra. As cores primárias deste modelo, ciano, magenta e amarelo, correspondem as cores secundarias do modelo RGB e vice versa.
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade, saturação e valor. A tonalidade é a cor pura com máxima saturação e luminosidade. A saturação indica a menor ou a maior tonalidade da cor, isto é, se se trata de uma cor esbatida (cor cinzenta) ou de uma cor pura (forte). Assim, a saturação descreve se uma cor é pura ou viva, de modo técnico a quantidade de cinzentos de uma cor. O valor 0% corresponde à inexistência de cor ou a uma cor com muitos cinzentos e o valor 100% corresponde a uma cor pura. O valor indica a luminosidade ou o brilho der uma cor, ou seja, se uma cor é mais clara ou mais escura, a quantidade de luz de uma cor.
O valor 0% corresponde a uma cor preta e o valor 100% corresponde a uma cor pura.
O modelo YUV guarda a informação da luminância separada da informação da crominância, evitando que se armazene informação redundante. Assim, é definido pela componente da luminância (Y) e pela componente da crominância (U=blue -Y e V=red - Y.). Este modelo permite uma boa compreensão dos dados, pois alguma informação da crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, uma vez que a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância. O modelo conferido é adequado à transmissão de sinais de televisão e também à Transmissão de sinais de vídeo.
O valor 0% corresponde a uma cor preta e o valor 100% corresponde a uma cor pura.
O modelo YUV guarda a informação da luminância separada da informação da crominância, evitando que se armazene informação redundante. Assim, é definido pela componente da luminância (Y) e pela componente da crominância (U=blue -Y e V=red - Y.). Este modelo permite uma boa compreensão dos dados, pois alguma informação da crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, uma vez que a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância. O modelo conferido é adequado à transmissão de sinais de televisão e também à Transmissão de sinais de vídeo.
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