Interatividade



Foi-nos solicitado, no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas, a realização de uma pesquisa acerca da Interatividade e da distinção entre a  realidade virtual e realidade aumentada.
A Interatividade é a possibilidade de intervenção dos utilizadores no sistema informático a partir da introdução de comandos e dados. O sistema, em função das ordens que lhe são transmitidas, transforma-se e adapta-se, de modo a criar novas situações ao utilizador. 



O ambiente ou realidade virtual é uma tecnologia que liga os utilizadores e utiliza um sistema informatizado para construir uma plataforma real de modo a proporcionar ao visitante uma sensação de que aquilo que ele está a observar faz praticamente parte do real. Esta interação é realizada em tempo real com recurso a técnicas e equipamentos informáticos que ajudam a conferir ao utilizador uma sensação de realidade. Assim, a realidade virtual tem como objetivo projetar o que é real num ambiente virtual. 
A realidade aumentada é uma tecnologia que possibilita que o mundo real seja misturado com o mundo virtual, permitindo uma maior interação e abrindo uma nova dimensão no modo como executamos tarefas, ou mesmo quanto às tarefas que nós incumbimos às máquinas. A realidade aumentada é possível através de um dispositivo tecnológico que possa capturar um vídeo e exibir o conteúdo ao utilizador em tempo real.
A principal diferença entre estas tecnologias é o facto de a realidade virtual permitir a imersão do utilizador num ambiente 3D enquanto que a realidade aumentada traz elementos do mundo virtual para o mundo real. 
Ao utilizar a realidade virtual a pessoa irá encontrar uma experiência multissensorial e com interação em tempo real, dentro de uma interface tridimenssional, permitindo simular ações e movimentos. Em relação à realidade virtual não há a criação de uma nova realidade, o que acontece é que elementos 3D são inseridos em ambientes reais. 



Webgrafia:

Vídeo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

QR Code, já ouviste falar?

Representação digital da informação